Cyclone: filme sobre dramaturga silenciada ganha trailer emocionante
O filme “Cyclone”, que teve exibição na 49ª Mostra de Cinema de São Paulo, acaba de ter seu trailer divulgado pela Muiraquitã Filmes, prometendo uma narrativa impactante sobre o silenciamento feminino no início do século XX. Dirigido por Flavia Castro, conhecida por “Deslembro”, e protagonizado por Luiza Mariani, de “Todas as Canções de Amor”, o longa-metragem é livremente inspirado na trajetória de Maria de Lourdes Castro Pontes, uma dramaturga à frente de seu tempo.
A trama acompanha Daise, interpretada por Mariani, uma operária que concilia o trabalho em uma gráfica com a paixão pelo teatro. Ao conquistar uma bolsa para estudar em Paris, Daise se depara com um obstáculo ainda maior: a luta por sua autonomia em uma sociedade que cerceia os direitos das mulheres.
“Cyclone” reimagina a história de Maria de Lourdes Castro Pontes, também conhecida como Miss Cyclone, a única mulher a participar do “O Perfeito Cozinheiro das Almas Deste Mundo”, um diário coletivo da garçonnière mantida por Oswald de Andrade na década de 1910. O filme oferece uma perspectiva contemporânea, feminina e feminista sobre essa figura histórica, graças ao trabalho de uma equipe composta majoritariamente por mulheres.
O longa é um projeto pessoal de Luiza Mariani, que interpretou a protagonista no teatro e dedicou 20 anos para levá-lo às telas. Além de atuar, Mariani também assina a produção ao lado de Joana Mariani e Eliane Ferreira, e colabora no roteiro, escrito por Rita Piffer.
O elenco de “Cyclone” conta ainda com Eduardo Moscovis, Karine Teles, Luciana Paes, Magali Biff, Rogerio Brito e Ricardo Teodoro.
Produzido pela Mar Filmes e Muiraquitã Filmes, em coprodução com a VideoFilmes e com a Claro, “Cyclone” tem estreia prevista para 27 de novembro, com distribuição da Bretz Films.

